O reverendo Virgínio de Carvalho Neto é missionário brasileiro, pastor, contador, senador, pedagogo com habilitação em Administração Escolar, pós-graduado em Metodologia Científica do Ensino Superior, psicólogo, e presidente das Assembleias de Deus em Sergipe. Nasceu em 17 de abril de 1953, em Rosário do Catete (SE), filho de Paulino Bispo de Carvalho e Maura Moraes de Carvalho. Quando criança, ele foi apresentado na AD Aracaju, como de costume, pelo pastor Euclides Arlindo Silva (1913-2006), e foi batizado nas águas em 1964, pelo mesmo pastor. Recebeu o batismo no Espírito Santo ainda em sua infância. Começou a desenvolver seu talento auxiliando a evangelista Florência Silva Pereira em muitas cidades de Sergipe. Foi reconhecido em 1968 pelo pastor José Rodrigues Sobrinho, quando o jovem obreiro passou a auxiliá-lo na capital até dezembro de 1971. Em 07 de setembro de 1973 foi consagrado a pastor.
Em 24 de fevereiro de 1974 foi enviado pela Convenção Estadual como missionário para trabalhar na AD em Madagascar (África). Retornou para Aracaju a convite do pastor Sobrinho em junho de 1976. Em 23 de julho 1978 esteve novamente em Madagascar, recebido pelo missionário Euclides Arlindo Silva.
Morou em Lisboa, Portugal, em abril de 1984, exercendo funções de conselheiro da Rádio Evangélica Novas de Alegria, pastor da juventude e ensinador da Palavra de Deus, bem como em outras localidades do país.
De setembro a dezembro de 1985, ministrou em Estocolmo (Suécia) um curso de orientação para candidatos ao campo missionário na França, permanecendo assim no país até maio de 1986, quando então retornou ao Brasil para trabalhar como representante da Missão Livre Sueca.
Em 1989 assumiu a presidência das AD no estado de Sergipe, em substituição ao pastor José Rodrigues Sobrinho.
O pastor Virgínio desenvolve inúmeros projetos missionários no mundo (Europa, América e Ásia), de ordem espiritual e social.
É casado com a missionária Rosa Angélica Santos de Carvalho, com quem teve três filhas: Ângela Santos de Carvalho, Eliane Santos de Carvalho e Beatrice Santos de Carvalho.

Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. (Salmos 37.23)

Referência

ARAUJO, ISAEL de. Dicionário do Movimento Pentecostal. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de Deus, 2007.

Comunicação / AD Sergipe